FGV Direito Rio

A Escola de Direito do Rio de Janeiro da Fundação Getulio Vargas foi criada em 2002 com o objetivo de oferecer ao país um novo modelo de ensino jurídico, capaz de produzir lideranças para pensar o Brasil em longo prazo. Hoje, a Escola é referência no país em carreiras jurídicas públicas e em direito empresarial.

Missão

Construir uma Escola de Direito que seja referência no Brasil em carreiras jurídicas públicas e direito empresarial, formando lideranças para pensar o Brasil em longo prazo e ser referência no ensino e na pesquisa jurídica para auxiliar o desenvolvimento e avanço do país.

Metodologia Inovadora

A FGV DIREITO RIO inova ao optar por uma metodologia plenamente participativa, em que o aluno não é mero espectador, mas sujeito ativo da aula. Isso significa uma metodologia de ensino dinâmica, que privilegia o debate em vez das aulas puramente expositivas. Assim ocorre no chamado método socrático, base didática das aulas na Escola, que permite, de forma objetiva, que seja atribuída nota pela participação do aluno. Várias técnicas participativas são utilizadas, tais como o método de estudo de casos, dinâmicas de grupo e outros contextos jurídicos, tudo num ambiente de interatividade entre aluno e professor em turmas com número limitado de alunos.